O Grito (Skrik) - Homenagens



Não existe maior demonstração do sucesso de uma obra do que as cópias, os plágios ou se preferir as homenagens.

E não é de hoje. Vide o quadro O Grito (Skrik), que foi pintado por Edvard Munch em 1893.

A pintura era tão original que foi copiada pelo próprio autor. Ele fez 4 versões do mesmo quadro devido ao sucesso feito pela primeira versão. A mais conhecida é essa aqui ao lado. Foi a primeira a ser pintada e está exposta na Galeria Nacional de Oslo. (Para conhecer a inspiração de Munch para esse quadro clique aqui)

Além das diversas homenagens em outros quadros foi postado no Vimeo esse vídeo que em menos de 1 mês já havia sido visualizado mais de 60 mil vezes.

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las:




"Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta – havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza."
Edvard Munch, 1893



Um comentário:

Pesquisar este blog